sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DESIGN DIDATICO: Atividade 1.7
NOME: Natália Lima Macedo
DISCIPLINA: Design Didático
TURMA: Ponte Nova


Trabalho por projetos

Não basta concluir um projeto para termos certeza que o mesmo foi totalmente incorporado na vida escolar de nossos alunos. Concluir não significa ter absorvido toda a essência, todo o conhecimento e toda a real finalidade de mais esse recurso usado na construção da formação dos nossos alunos.
Para que processo aconteça com êxito, o professor precisa entender que a aprendizagem, melhor, que o processo de ensino aprendizagem do aluno resulta no entendimento que ele tem de que cabe a ele, mediador do conhecimento, acompanhar, entender, intervir quando necessário, propiciar as possibilidades, as dinâmicas e as possibilidades que possui como mediador pedagógico.
Se um projeto é a antecipação de algo desejável, torna-se imprescindível o cuidado em elaborar situações analisando primeiramente a realidade da escola, compreendendo que todos buscam e lutam pela mesma coisa: a qualidade na aprendizagem do aluno.
Ao instituirmos uma pedagogia de projetos na escola, fazemos com que o elo educador/educando utilize três questões básicas para a concretização com sucesso de qualquer processo de ensino aprendizagem que são essenciais no sucesso da construção da aprendizagem, são eles: saber ouvir, saber entender, questionando com seriedade para buscar o resultado do conhecimento e saber orientar para que a aquisição do saber possa ser colocada em ação que leva a identidade tanto do professor quanto do aluno, ou seja, uma construção através do uso constante da reciprocidade.

Natália Lima Macedo

Fonte de pesquisa:
http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/pedagogia-de-projetos-fundamentos-e.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário