sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DESIGN DIDATICO: Atividade 1.3

NOME: Natália Lima Macedo

DISCIPLINA: Design Didático

TURMA: Ponte Nova





Educação e Tecnologia



Ao começarmos estudar a tecnologia seja na educação, na vida social, no trabalho ou no nosso próprio lazer constatamos que essa tecnologia só terá um bom sentido se puder melhorar a vida de cada indivíduo, e uma forma eficaz de obter isso é fazer um elo entre processo tecnológico e educação atualizada.

Educação e Tecnologia aliadas é o resultado de vidas melhores, de trabalhos mais elaborados, de experiências concretas e em tempo real, é o diferencial na vida do educando, pois usar ferramentas presentes em sua realidade para poder ensiná-lo e avaliá-lo em benefício de sua formação resulta na escolha de conhecimento que o próprio educando possa obter em função do seu processo de crescimento, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem participativo, comunicativo e criativo; como diz (Fagundes, 1999)¹, “na rede, aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses, criar elos entre a parte e o todo, entre diversidade e unidade, emoção e razão, entre global e individual”.

Cabe a nós como educadores formativos entender que a busca da aprendizagem nunca estará próxima da tão sonhada perfeição se eu como professor não souber entender que esse processo depende exclusivamente da participação entre educador/educando, sendo composto totalmente de envolvimento e interação, como nos afirma (Silva, 2000)², “que para haver um processo onde a educação faz elo com a tecnologia é necessário compreender que aprender nada mais é do que um processo colaborativo, onde se desenvolve ação, recebe, seleciona e envia informações; estabelecendo assim, conexões que desenvolvam a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e autonomia em relação à busca e ao fazer por si mesmo”.



Natália Lima Macedo



Fonte de pesquisa:

http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWY.

¹ FAGUNDES, L.C., Sato, L. S. ; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos informática para a Mudança em Educação. MEC/Seed/ProInfo, 1999.

² SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário